top of page
20190301-PD1A9154_edited.jpg

Oi, 
Aqui te conto um pouco mais sobre mim

Karina_session-6.jpg

Sou Karina Miotto, autora de CHANGEMAKERS: A Coragem de Transformar o Mundo, publicado pela Bambual Editora, lançado tanto no Brasil quanto em Portugal (atualmente disponível apenas em português). No livro, compartilho tudo o que aprendi no caminho do changemaking, que para mim começou em 2006, quando decidi deixar para trás minha vida como jornalista em uma grande editora de São Paulo e me mudar para a Amazônia para me tornar jornalista ambiental, para proteger este coração pulsante do mundo.
 

Nos anos seguintes a essa grande mudança, liderei uma equipe de 24 repórteres cobrindo nove países da Panamazônia. Trabalhei com ONGs internacionais como Greenpeace e Amazon Watch, e organizei dois eventos TEDx no Pará. Fui também convidada e patrocinada duas vezes pelo TED para participar de suas conferências internacionais. Vivi totalmente imersa na floresta amazônica, dedicando-me inteiramente à sua proteção. Mas, em 2012, esse compromisso intenso levou a um burnout severo, agravado por traumas, que me forçou a parar e desacelerar radicalmente o trabalho que havia sido a força motriz da minha vida.
 

Durante mais de uma década de transição e recuperação, segui ativa e comprometida em encontrar formas novas, mais inspiradoras e compassivas, de continuar servindo o mundo por meio da comunicação e do ambientalismo. Me especializei em Ecologia Profunda, me tornei mentora certificada sob a orientação da especialista brasileira Paula Abreu e fui convidada pelo meu atual professor e grande fonte de inspiração, Satish Kumar, a cursar um Mestrado em Ciências Holísticas na Schumacher College, na Inglaterra. Lá, tive a honra de conhecer Stephan Harding, que se tornou meu mentor e supervisor. Também me formei em The Work That Reconnects com Joanna Macy, pessoalmente, na Califórnia, e tive a bênção de conhecer esta mulher extraordinária cujo trabalho transformou profundamente o meu. Durante esse período de aprendizado e transição, fundei o movimento Reconexão Amazônia no Brasil e comecei a compartilhar minhas experiências e aprendizados da floresta como palestrante motivacional e educadora. Compartilhei minha história no Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Alemanha e Inglaterra.

​

A Ecologia Profunda e The Work That Reconnects foram meus primeiros passos em um mundo completamente novo. Eles não apenas me ajudaram a curar meus próprios traumas e recuperar a fé na humanidade — abriram meus olhos para uma forma ecocêntrica de viver e trabalhar, muito mais compassiva, inspiradora e sustentável a longo prazo do que o ativismo de linha de frente que eu praticava na Amazônia. Com o tempo, me tornei facilitadora e professora de Ecologia Profunda do Gaia Education e outros grupos, utilizando minha experiência e conhecimento para mentorar changemakers. Inclusive, incorporei essa filosofia ao meu trabalho como coach de palestrantes. Esta filosofia ambiental transformou minha vida e agora orienta tudo o que faço — guiando a forma como trabalho, ensino e me conecto com o mundo ao meu redor.
 

Como parte da minha jornada, vivi na Austrália, onde continuei apoiando changemakers e atuando em comunicação ambiental. Liderei uma campanha nacional de ativismo pela Amazônia, construí conexões significativas com povos indígenas australianos e ajudei a arrecadar fundos para proteger a Daintree — a floresta tropical mais antiga do mundo. Mais recentemente, conduzi um projeto pioneiro na La Trobe University, em Melbourne, desenvolvendo uma metodologia baseada na Ecologia Profunda para unir a pequena comunidade alpina de Falls Creek em torno da adaptação climática e da sustentabilidade econômica.

​

Hoje, dedico minha experiência a apoiar iniciativas, projetos e organizações que colocam a regeneração planetária no coração de sua missão. Por meio do meu programa de mentoria, acompanho changemakers visionários em suas jornadas pessoais e profissionais. Recentemente, atuei na curadoria e coach de palestrantes para o Global Hearth Summit, organizado pelo The Wellbeing Project, que aconteceu na Eslovênia em junho de 2025 e reuniu 1.000 changemakers de 89 países. Também publico artigos para a revista Resurgence & Ecologist.
 

Acredito que a grande transição rumo ao mundo melhor com que sonhamos depende de unir informação à inspiração, e pensamento ao sentimento. Uma parte vital dessa jornada é encontrar maneiras criativas de trazer a conexão emocional com a Terra para todos os aspectos de nossas vidas.

Clique AQUI para ver fotos e detalhes de minha história

​

CV: Português English . Español

Karina Miotto

  • Linkedin
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook

Changemaker currently in Brazil

All rights reserved

bottom of page